segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Menino Mijão



A antiga Praça do Menino Mijão era uma atração bonita de se ver, ponto de encontro de amigos. Lá pelos idos dos anos 60, quando a garotada do interior vinha para a capital, os primeiros lugares que seus pais a levavam era a Praça Sinimbu, pra ver o Menino Mijão; a Praça dos Martírios, pela fonte luminosa e Gogó da Ema em Ponta Verde.



FOTO   RUBENS  PARIZIO



http://www.taniapedrosa.com.br  Rememoração

Como a maioria dos autênticos pintores  naïfs (“ingênuos”), Lula Nogueira não “documenta” a nossa realidade, mas proporciona uma visão saudosista do mundo. Na tela reproduzida no convite para a atual mostra, por exemplo, há uma rememoração da “Fonte do Menino Mijão”, que existia na Praça Visconde de Sinimbu e que desapareceu, ao longo das sucessivas depredações sofridas pelo logradouro.




Antes emergido de um 
espelho d’água mantido pelo jorro contínuo de água do desnudo ‘mijãozinho’ em bronze, sem 
dúvida alguma, a peça mais exótica de todo o painel,  foi recentemente, subtraída de sua 
composição, por golpes de vandalismo.

FONTE   http://www.docomomobahia.org/AF_Josemary%20Ferrare.pdf




Por isso, na exposição “Maceiópolis/  Maceioca/ Maceiótima” o público vai se deparar com temas recorrentes na trajetória do artista. Lá estão o Carnaval de rua do século passado, os bailes do Clube Phoenix Alagoana, a estátua no menino Mijão da Praça Sinimbu, a fé no Padre Cícero, o folião Pedro Tarzan, o casario de Jaraguá e muitas outros lugares do cotidiano de Maceió.

http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/cultura/2009/03/12/48027/maceio-segundo-lula-nogueira/imprimir



Em vários trechos da praça a chuva deixou poças de lama. Da famosa fonte do Menino Mijão só restam pedaços dos azulejos cobertos de anúncios velhos. Mato e lixão estão por todos os lados.



FOTO ACIMA TIRADA NO ESTACIONAMENTO DO SESC  -  GUAXUMA

MACEIÓ - ALAGOAS

Menino Mijão

foto   RUBENS PARIZIO 

http://www.docomomobahia.org/AF_Josemary%20Ferrare.pdf



4 comentários:

  1. A praça Sinimbu,ainda mantém um resto de escombro do local onde ficava o “menino mijão” e que o lixo aglomera a cada dia…Não sei por que não revitalizam aquela praça ou então demoli tudo e faz um belíssimo cabaré,pra o povo alagoano se divertir!
    anthony escreveu: 28/02/2012 as 11:29

    ResponderExcluir
  2. O estado da Praça Sinimbu é desolador. Esburacado e sujo, o local de transformou numa bagunçada feira ao ar livre de veículos usados. Os carros tomaram conta não das ruas ao redor da praça, mas do centro da praça. Aos transeuntes é dado o direito apenas da calçada e do ponto de ônibus.

    Era justamente nesse local que existia a famosa estátua no menino mijão, que alimentava uma pequena piscina, que fazia parte de um grande painel de azulejos coloridos com temas da terra, como os jangadeiros.
    http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/cultura/2008/08/30/27865/a-caolha-e-aleijada-arte-publica-de-maceio/imprimir

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso praças, mirantes e calçadões – por onde circulam milhares e pessoas diariamente – estão praticamente despidas de qualquer iniciativa de arte pública. Exemplos mais tristes são: a Praça Sinimbú, no Centro; e o Mirante de São Gonçalo, no Farol.
    Como porta de entrada para o Centro da cidade, para quem vem pela Av. da Paz, o estado da Praça Sinimbú é deplorável. Esburacado e sujo, o local se transformou numa bagunçada feira ao ar livre de veículos usados. Os carros tomam conta não das ruas ao redor, mas do centro da praça. Aos transeuntes é dado o direito apenas da calçada e da parada de ônibus.
    Era justamente nesse local que existia a famosa estátua do “Menino Mijão”, que alimentava uma pequena piscina, que fazia parte de um grande painel de azulejos coloridos com temas da terra, como os jangadeiros.
    http://leandro-melo.blogspot.com.br/2009/07/maceio-ruas-despidas-de-arte-publica.html

    ResponderExcluir
  4. MAIS SÔBRE O menino mijão ...
    https://www.historiadealagoas.com.br/o-mijaozinho-da-praca-sinimbu.html#comment-4422

    ResponderExcluir