segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

IEMANJÁ 08 / 12 / 2014





Postado em 08/12/2014 às 10:41 por Milena Monteiro - colaboradora em Maceió
Festa das Águas: um mar de flores e devoção à Iemanjá
A Orla da Pajuçara foi tomada por demostrações de fé.Festejos seguem até o fim do dia

A manhã desta segunda-feira (08) foi marcada pela celebração da ‘Festa das Águas’ em comemoração ao Dia de Iemanjá, orixá cultuado em religiões de matriz africana. Fiéis se reuniram bem cedo na Orla de Pajuçara para participar animados rituais de adoração, que envolve um misto de cânticos, danças e cores. Na igreja católica,oito de dezembro é dia de Nossa senhora da Conceição.
As demostrações de fé tomaram o local em forma  de vestes brancas, flores, oferendas e pedidos depositados em balaios e lançados em direção ao mar. Esculturas da santa também se fizeram presentes e aguardavam o mesmo destino. E assim aconteceu, às 9h pontualmente.
Por toda a Orla, foi possível notar a presença de vários ônibus que traziam pessoas de todo o estado para festejar a data. Além dos turistas que visitam a capital alagoana nesta temporada. Uma dela, Fernanda Santos, de 25 anos, mora em São Paulo e e confessou nunca ter presenciado a celebração, mas afirma ser uma bela demostração cultural “É importante que aconteçam essas manifestações porque é a nossa cultura e influenciou a cultura do nosso país” declarou.
Yemanjá, Iemanjá, Janaína, Rainha do Mar, Aiucá,1 Dona Janaína, Inaê ou Maria princesa do Aioká2 é um orixá africano cujo nome deriva da expressão ioruba Yéyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes").3 4 É identificada no jogo do merindilogun pelos odus ejibe e ossá. É representado no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba yemanja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário